quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Quartzo Rosa

   O Quartzo Rosa pode ser encontrado no Brasil, em Madagascar e nos EUA, mas é aqui no Brasil, em Minas Gerais que se encontram mais jazidas de quartzo rosa, onde se acham também mais cristais dessa linda pedra, que são bem mais difíceis de encontrar do que a rocha bruta, o que os torna muito valiosos. E  apesar de no Brasil se achar muito desses cristais é em Madagascar que costuma se achar os mais bonitos.

Recém tiradas da Jazida

DRUSA

   Apesar de ser uma boa pedra para ser lapidada ( de dureza 7 na escala de Mohs ), não é muito valorizada como gema para jóias, por apresentar na maioria das vezes rachaduras e pela sua cor não ser muito chamativa e sim de um rosa pálido. Entretanto, é bem comum o encontrarmos em forma de coração, para ser usado como pingente, já que ela é mundialmente conhecida como a pedra do Amor Universal. 




   E assim também era conhecida na antiguidade. Na Grécia Antiga era contada a história de Eros, o deus do amor, que havia trazido o Quartzo Rosa para a Terra, como um presente para que os humanos se reconcilhassem, tivessem mais harmonia entre si, que vivessem o amor de forma pura. Não apenas entre um casal, mas de um ser humano para com o outro. 


Deus Eros

   Os terapeutas e esotéricos costumam utiliza-las no chakra cardíaco, sendo a principal pedra para este chakra, o harmonizando e trazendo mais equilíbrio ao ser. É conhecida por representar a personificação perfeita do que é o Amor Universal, de como se harmonizar com o meio em que vivemos e com as pessoas. Controlando muitas vezes nossos impulsos mais animalescos, como a raiva e o ódio, muitos acreditam também que ela rompe com as obsessões sexuais, por trazer mais tranquilidade, elevando então todo nosso Eu ao divino.  

   É uma pedra que acalma, usada em baixo do travesseiro é  muito boa para o combate da insonia e é boa também para quem sofre de crises nervosas, e por ser uma pedra com uma vibração muito suave é bom que se mantenha ela longe da Ametista que tem a vibração oposta. Por ela nos acalmar, creio que seja uma das pedras mais úteis, nesses tempos turbulentos. Pelo menos, para mim, o Quartzo Rosa é uma das minhas pedras preferidas, e a que eu mais uso também. 

   Então é isso, minha dica é que meditem com um quartzo rosa, vejam o que esta pedra tem a doar para vocês, o que ela pode nos ensinar. Abaixo deixo a foto do meu Quartzo Rosa. Nos vemos no próximo Post. Namastê ;))







quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Fate Ventum - Ventifacto

   Fate Ventum ou mais comumente chamada de Ventifacto, é uma pedra de origem vulcânica, polida através do próprio vento de sua região de origem, que são desertos ou locais planos e arenosos. O vento desses lugares arrastam a areia, fazendo com que ela bata na rocha, e as deixando com  um formato bem peculiar, como na foto abaixo que é de um Fate Ventum enorme, em forma de cogumelo. Isso ocorreu por que nesse deserto tem muita areia, fazendo com que bata mais areia na parte inferior da rocha.



   Já nas regiões áridas onde a areia é em menor quantidade, podemos encontrar Fate Ventum com suas faces polidas igualmente, desde pequenos até enormes. Os mais antigos indicam ventos paleolíticos e são uma verdadeira aula de como e quando aqueles desertos se formaram, como o vento agiu na pedra é também forte indício de como é o clima do local e a quanto tempo, aquele clima é daquela maneira. Nas fotos a baixo são mostrados dois lugares, com o chão abarrotado de Fate Ventum irregulares. 




   Mas por que Fate Ventum IRREGULAR? Por que existem os chamados DREIKANTER, um tipo de Fate Ventum especial, negro, pequeno ou médio, podendo raras vezes ser achados em forma relativamente grande, polido de três faces. Esse, é o que os terapeutas e esotéricos usam, em desmagnetização de ambientes, desobsessão e tantas outras coisas bem pesadas ou menos pesadas. 


DREIKANTER (três lados)

   Na foto a baixo, tirada de um site particular, ou seja com direitos autorais reservados a esse site, mostra os diferentes tipos de Ventifacto Dreikanter:





   No Esoterismo, Fate Ventum, pertencem a um grupo que eu particularmente gosto muito, as chamadas pedras negras. São elas Obsidianas, Basalto, Ônix, Olho-de-Tigre, Turmalina, entre tantas outras. 

   Os índios chilenos, usam-o em rituais de cura e de espiritualidade onde depois de seu uso, batem dois deles para afastar os maus espíritos. Não conheço outra cultura que o use, e é muito difícil de achar gente que o conheça no Brasil. 

   Bem, é isso, abaixo deixo uma última foto, do meu Fate Ventum Dreikanter:










quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Breve Introdução

   Este blog conspira ser um ponto para a pesquisa de diferentes tipos de pedras e minerais do mundo todo. Estudo pedras e minerais a algum tempo, e pretendo ir pondo aqui as coisas que sei e outras coisas a medida que estudo, e aprendo mais. Vou dar a classificação geológica da pedra, os elementos que as compõem, países de origem, uso esotérico entre outras coisas. Sempre que for possível vou por fotos, retiradas quase sempre do Google, tendo direitos autorais de outras pessoas.
   Como colecionador, também darei dicas de como guardar, limpar, cuidar de suas pedras e minerais, de forma que elas sejam sempre bem conservadas. Muitas das pedras que temos, como a Gipsita não podem ser postas na água. Já o Quartzo Rosa e Ametista perdem a cor ao sol. A dureza das pedras também é importante para sabermos o que podemos ou não fazer com elas.
   Também colocarei as pedras tingidas no blog. Elas dependendo da forma que são usadas, podem ser tóxicas, por causa de sua tinta. 
   Outras pedras, que chamo de pedras Sagradas como Pedra Cachimbo ( Xamã), Jaspe Mokaita (Aborígenes), Lingam de Shiva (Vedas/Hindus), entre tantas outras, ganharão destaque especial no blog. 
   Espero que apreciem as postagens, as fotos e aprendam algo comigo, o blog inaugura no dia 20 de Novembro de 2015. 

Namastê